Antes de mais, devem sempre ouvir a opinião do técnico responsável pelo cálculo estrutural da obra e respeitar o dimensionamento da estrutura, no entanto com este artigo vou mostrar os diferentes tipos de estrutura mais usuais, e que podem enquadrar melhor no seu tipo de construção.
Em primeiro, lugar, caso o terreno aparente ser instável, ou aparente ser aterro, ou qualquer aspecto que vos faça duvidar e que por vezes o engenheiro, não estando no terreno, não percebe. Devem sempre chama-lo e propor um estudo geotécnico, para analisar detalhadamente a composição do solo abaixo. Caso seja um loteamento recente, podem sempre utilizar o Google Earth para ver o históricos e perceber se foi aterrado ou desterrado.
O tipo de fundações a utilizar, vai depender do tamanho da moradia, tamanho sobretudo em altura, e vai depender do tipo de terreno.
-Sapatas
É o tipo de fundação mais comum em moradias, fundação não muito profunda, utilizada em terrenos “normais”, em que a escavadora consegue atingir uma camada de solo firme/compacta. Utilizado por vezes também, em aterros bem compactados, (compactação de 20 em 20cm por exemplo). As sapatas podem ser maiores ou menores dependendo igualmente do tipo de solo, possivelmente em solo firme podem ser menores, mas em solo menos firme, ainda que compactado, deve ter uma área de contacto maior, para redução das forças por cm2. Dentro das sapatas existem vários tipos sendo que a sapata corrida junto com a sapata normal, são as mais comuns.
-Estacas | Micro-estacas
É um tipo de fundação profunda, que aguenta muita carga, ideal para terrenos instáveis, ou para construções de maior altura, onde as cargas sobre o solo vão ser maiores. Muito comum em edifícios de apartamentos, podem ter maior ou menor diâmetro dependendo do tipo de construção. No caso de micro-estacas, como o nome indica são estacas de diâmetro pequeno, utilizadas também em reforço estrutural.
-Ensoleiramento geral
Resumidamente é uma espécie de sapata construída em cima do terreno que é do tamanho do próprio edifício, que vai evitar que ocorra o recalque por vezes comum nas sapatas. É muito utilizado atualmente, mesmo em moradias.
Existem bastantes mais tipos de fundações, mas em Portugal, em moradias, estes 3 tipos são os mais utilizados, sendo que cada um tem as suas vantagens e desvantagens…