A construção, ou reabilitação com estrutura de madeira é um sistema construtivo que se pode comparar com outros sistemas construtivos, ficando no mesmo patamar de qualidade.

Noto sobretudo pelo Algarve, aliás, a partir de Lisboa até ao Algarve, uma maior consciência ecológica e uma mentalidade mais aberta a novos sistemas construtivos, no norte do país, embora já se veja muita estruturas em madeira no Porto e muitas exceções, vejo no geral uma mentalidade voltada para o betão, e em que utilizar outro sistema construtivo tem que ser mais barato, para compensar a perda de qualidade em relação ao betão.

Acontece que a madeira, não é em nada inferior ao betão, pelo contrário, a madeira lamelada tem muitas vantagens em relação ao betão, tal como tem também algumas desvantagens, mas como em tudo na vida, à vantagens em desvantagens.

Uma estrutura de betão mal dimensionada apresenta maiores problemas que uma estrutura de madeira mal dimensionada

Obviamente que o objetivo não é dimensionar mal uma estrutura, mas acontece que enquanto o betão mal dimensionado pode colocar toda a estrutura em risco de ruir, já a madeira, apenas se nota falta de robustez e ganho de flecha.

Portanto, se dimensionarmos as vigas e pilares com rigor, e as ligações metálicas adequadas, obtemos uma estrutura em que se sente o piso tão robusto como numa construção de betão, onde em caso de sismo apresenta uma enorme flexibilidade e comportamento elástico, e onde em caso de incêndio obtemos uma resistência até ao colapso de cerca de 2h de incêndio (coisa que não acontece com o betão nem com o aço).

Vantagens / desvantagens da construção em madeira lamelada:

-Rápido e sem tempos de cura

-Seguro e flexível em caso de sismo

-Esteticamente atraente, proporcionando o ambiente confortável e aconchegante.

-Excelente isolante térmico

-Durabilidade idêntica à do betão (50 a 100anos, podendo facilmente ultrapassar os 100 anos com uma manutenção bem executada)

-Facilidade de executar designs complexos e curvas

-Não é tão bom isolante acústico como o betão, mas resolve-se facilmente com revestimentos como cortiça ou espumas.

-Permite a casa “respirar” sendo que é fácil encontrarmos condensações ou bolores

-Sendo madeira lamelada, é muito estável dimensionalmente, sendo que não observarmos rachas ou empenos.

-Baixo peso, sendo que a estrutura não sofre um assentamento tão acentuado e dificilmente irá ter rachadelas no interior / exterior.

-Em reabilitação de edifícios antigos, sendo uma madeira leve, despensa o reforço de fundações, economizando custos e tempo.

-etc

 

PEDIDOS DE ORÇAMENTO

.